CONHEÇA AS PEDRAS NATURAIS QUE MAIS UTILIZAMOS

 

 

ÁGATA

 

Elemento: Terra

Profissão: Educação, Pesquisa

Planeta: Mercúrio

Carta do Tarô: O Louco

Propriedades: Cristal ligado ao aterramento. Ajuda na obtenção de equilíbrio físico e mental, sendo relacionados com melhorias nas faculdades mentais, como concentração, coragem e autoconfiança. Ajuda no reconhecimento dos verdadeiros amigos e nos problemas ligados à justiça. Protege seu portador de depressões e influência negativas. Aumenta a sorte.

Ágatas são boas para presentear crianças, servindo como amuletos de proteção. Acredita-se que seja útil para evitar quedas.

 

AMETISTA

 

Elemento: Água

Profissões: Artistas, Astrólogos, Dançarinos, Fazendeiros, Jardineiros, Políticos, Psicólogos e Secretárias.

Planeta: Júpiter e Netuno

Carta do Tarô: A Temperança

Propriedades: A Ametista (quartzo violeta) é o cristal espiritual, com alto poder de proteção e paz. Transmuta energias “inferiores”, levando-as a atingir frequências mais elevadas nos reinos espiritual e etéreo.

Propõe a mudança nos corpos energéticos e ajuda a modificar atitudes e posicionamentos que devem ser vencidos por meio de superação. Possui capacidade de centrar a mente e auxiliar na tomada de decisões. Capta informações de planos superiores.

Acalma os medos, aumenta a esperança, anima o espírito e fomenta pensamentos de realidade espiritual. Afasta a culpa e a ilusão. Ajuda a abandonar vícios, como alcoolismo. Refreia os abusos e concede bom senso.

Acalma tempestades emocionais e proporciona coragem. Favorece e fortalece verdadeiras amizades, ao mesmo tempo em que afasta falsos amigos. Aguça a mente consciente tornando o raciocínio mais rápido, melhorando a memória e mantendo o pensamento alinhado com as metas da vida.

Promove o amor pelo divino, faz revelações acerca da natureza verdadeira do usuário e estimula o altruísmo e a sabedoria espiritual. Abre a intuição e intensifica dons psíquicos. Trata-se de um excelente cristal para a meditação. Ao dormir com uma ametista, o usuário pode ter experiência fora do corpo e sonhos intuitivos. Cristal do amor puro e emocional, sendo trocado entre amantes para reforçar o compromisso. É um dos poucos indicados para os homens atraírem as mulheres.

 

AQUA-AURA

 

 

Propriedades: A energia intensa desse cristal é reflexo do processo alquímico que o cria, aglutinando o ouro ao quartzo puro. Ele liberta o usuário das limitações e dá espaço para que surja o novo. Promove a cura. Purifica e acalma a aura, eliminando qualquer negatividade do campo energético, dos corpos sutis e das ligações que o corpo espiritual faz com o universo.

Estimula a canalização e a expressão do eu, além de aprofundar a sintonização e a comunicação espiritual. Ativa os chakras laríngeo e frontal, estimulando e beneficiando a comunicação a partir do coração.

É excelente para ativar a energia de outros cristais em tratamentos de cura física, emocional, intelectual e espiritual. Durante a meditação, irradia uma paz profunda e provoca experiências visionárias intensas e abre a consciência cósmica.

 

CITRINO

 

Elemento: Fogo

Planeta: Sol

Carta do Tarô: O Mundo

Propriedades: É o cristal da energia sem egoísmo, da doação amorosa e voluntária, da lealdade e do sucesso profissional. Concede ao seu portador um manto de paz e estabilidade emocional e mental. Fortalece pessoas sensíveis, proporciona raciocínio claro antes de provas.

Abre novos caminhos, libera das pressões emocionais cotidianas. Traz alegria para ambientes carregados. Na meditação, aproxima-se da força do Sol, aquecendo e dando vida. Abre corações e almas para coisas novas. Eleva o espírito em direção à compreensão e compaixão.

 

FLUORITA

 

Profissões: Cientistas, Cirurgiões, Dentistas

Propriedades: Possui uma vibração especial capaz de proteger o usuário contra ataques psíquicos e contra energias eletromagnéticas nocivas.  Sua energia amplia nosso poder de atração do sexo oposto.  Aumenta nossa autoconfiança, inteligência e equilibra as emoções.

Ajuda a combater os distúrbios da mente. Desperta a inteligência emocional e favorece o lado espiritual, aumentando a consciência sobre os níveis mais elevados da realidade. Ajuda a sair do lado mental para o prático.

É útil para ordenar pensamentos e evitar a distrações excessivas, melhorando a capacidade de aprender e fazer síntese. Trabalha as dificuldades em aceitar outros pontos de vista e a deixar a vida fluir.

 

As propriedades de acordo com a cor:

Fluorita Verde: Tem capacidade de aterrar energias em excesso. Abre o coração, pois favorecer o emocional, trazendo desembaraço. Elimina confusões, harmoniza e recarrega todos os chakras.

Fluorita Púrpura: Abre o caminho para coisas novas. Limpa a aura.

Fluorita Azul: Ajuda a solucionar impasses mal resolvidos.

Fluorita Amarela: Foco, cooperação, alinhamento do grupo.

Fluorita Lavanda: Bem-estar, serenidade, paz, ligação com o universo/Deus/força da vida eterna.

 

HOWLITA

 

Elemento: Terra

Profissões: Donas de Casa e Comunicadores (Jornalistas, Radialistas, Comentaristas, etc...)

Planeta: Saturno e Urano

Propriedades: Melhora a comunicação em geral. Para quem já tem seus planos definidos em mente, mas tem dificuldade em colocá-los em prática, trabalha o chakra laríngeo ajudando a concretizar ambições intelectuais e materiais.

Acalma pessoas que tenham tendência a ataques de raiva e irritabilidade, ajudando a ter paciência e prevenindo contra explosões de sentimentos. Neutraliza as energias negativas e dá a capacidade de enfrentar os semelhantes com coerência e charme.

Ajuda a superar a disposição para o criticismo e o egoísmo, além de fortalecer as características positivas do portador.

Na meditação, transmite força de vontade, elimina bloqueios da alma e problemas psicossomáticos. Liga o usuário a outras dimensões espirituais e prepara a mente para receber informações e ensinamentos.

Favorece as viagens astrais e possibilita o acesso a lembranças de vidas passadas, acalmando emoções conturbadas de outras vidas soltando as amarras.  Alivia a insônia. Equilibra o nível de cálcio do organismo e fortalece os dentes, os ossos e os tecidos moles.

Possui as seguintes cores: branca, branca com veios acinzentados, azul e verde.

 

OBSIDIANA

 

Elemento: Fogo

Profissões: Fazendeiros, Jardineiros e Psicólogos

Planeta: Saturno

Carta do Tarô:

Propriedades: A maior dádiva da Obsidiana é a visão que ela nos dá sobre as causa de alguma indisposição. Ajuda a digerir o que é difícil de aceitar, facilitando, inclusive, a digestão do organismo. Desintoxica, desfaz bloqueios, traumas e tensões no corpo físico e espiritual.

É um cristal de proteção, pois ajuda a afastar a negatividade. Equilibra as energias do corpo. Limpa bloqueios do subconsciente e purifica o ambiente. Do ponto de vista espiritual, ela revitaliza o propósito da alma. Elimina os bloqueios energéticos e alivia a tensão, reestabelecendo a integridade espiritual.

Ancora o espírito no corpo e estimula o crescimento em todos os níveis, além de promover a exploração do desconhecido, abrindo novos horizontes. Como desbloqueia traumas, ajuda a liberar crenças limitantes, padrões de comportamentos obsoletos e confusão mental.

 

Além dos atributos genéricos, as Obsidianas possuem propriedades adicionais de acordo com a sua cor:

Obsidiana Preta: é um cristal muito poderoso e criativo. O autocontrole do usuário aumenta à medida que usa. Joga luz sobre as energias negativas de modo que possam ser sentidas e liberadas. Esse efeito de cura também abrange vidas passadas e pode influenciar a linhagem ancestral e familiar. Fortalece o passado, trazendo de lá energias férteis de crescimento espiritual. Protege. Repele a negatividade e dispersa pensamentos cruéis. Facilita a libertação de amores antigos e dá apoio durante as mudanças.

Obsidiana Verde: Abre e purifica os chakras do coração e garganta. Elimina as amarras e o apego por outras pessoas. Protege contra repetições negativas.

Obsidiana Floco de Neve: Trata-se de um cristal de pureza, que equilibra o corpo, a mente e o espírito. Ajuda a reconhecer e liberar “pensamentos equivocados” e padrões mentais estressantes. Promove o desapego e favorece o centramento interior. Com a ajuda dessa pedra, o isolamento e a solidão dão mais força pessoal ao usuário. Ajuda na meditação.

 

PEDRA-DA-LUA BRASILEIRA (Opalina)

 

Elemento: Água

Profissões: Fazendeiros, Artistas, Advogados, Dançarinos, Dona de casa, Educadores, Garçons, Terapeutas alternativos e Psicólogos

Planeta: Lua

Carta do Tarô: A Lua

Propriedades: Carrega em si as energias da Lua e ajuda a acalmar as emoções, despertar a sensibilidade, a intuição e a clarividência. É o cristal dos “novos começos”. Refletora, nos lembra de que, assim como a Lua mingua e cresce, tudo faz parte de um ciclo de mudanças. Possui uma energia receptiva, passiva e feminina.

No emocional, atua acalmando as emoções e as reações exageradas frente às adversidades e dificuldades da vida ao mesmo tempo em que torna o usuário consciente de que todas as situações e problemas são passageiros. Aumenta a inteligência emocional.

Equilibra as energias femininas, masculinas e ajuda os homens que querem entrar em contato com o seu lado feminino. É um antídoto para o machismo exagerado ou o feminismo agressivo. No corpo físico, tem efeitos muito positivos no ciclo reprodutor feminino e também ajuda nos casos de obesidade, pois é capaz de atuar energeticamente em problemas de retenção de líquidos no corpo. Este cristal está ligado à glândula pineal, aumentando e equilibrando suas capacidades e melhorando, assim, a intuição e mediunidade.

 

QUARTZO AZUL

 

Propriedades: Também chamado de Quartzo-Lavanda, é capaz de promover a organização mental, acalmando e ajudando a ter disciplina. Amplia a criatividade, inspiração e ajuda a vencer medos. Auxilia no contato entre as pessoas e diminui o medo.

Por acalmar a mente, ajuda o usuário a entender a sua natureza espiritual e dá esperança. Livra de dores do arrependimento, estagnações e queixas no que se refere à alma. Assim, as desarmonias são equilibradas, levando à alegria de viver. Ensina também a examinar as metas depois que elas foram atingidas.

Na meditação, esse cristal com suas ondulações suaves proporciona unissonância entre o corpo e alma, aumentando a noção de tempo, o que por sua vez, atua de maneira positiva sobre o tempo livre. É um dos despertadores da terceira visão, preparando a mente para receber a voz interior e o conhecimento intuitivo.

 

QUARTZO FUMÊ

 

Propriedades: Também conhecido por Quartzo Esfumaçado, é um dos cristais mais eficientes para aterrar energias, neutralizar vibrações negativas e facilitar a desintoxicação do organismo. Age irradiando energias positivas que preenchem o ambiente, formando um campo de proteção em volta da pessoa que o tocar.

Promove pensamentos positivos e diminui problemas de comunicação. É muito especial e deve ser portado por pessoas especiais, visionárias e que têm o poder de romper fronteiras.

Para aqueles que lidam com questões de imagem pessoal, como complexos de gordura, magreza ou altura, esse cristal estabelece uma conexão mais gentil e amorosa com o corpo.  Estimula o instinto de sobrevivência ao promover aceitação e amor-próprio. Tem a qualidade de conter os sentimentos inferiores e realçar os sentimentos mais elevados.

Devido à presença da radiação natural de baixa qualidade, é bom para pessoas com doenças relacionadas à radiação ou à quimioterapia. Absorve os raios gama do corpo.

Na meditação, limpa a aura, alivia miasmas petroquímicos e de metais pesados.

 

QUARTZO ROSA

 

 

Carta do Tarô: Os Enamorados

Propriedades: Cristal do amor e da paz infinita. É o mais importante cristal para o coração e para o chakra cardíaco, ensinando a verdadeira essência do amor. Purifica e abre o coração em todos os níveis e inspira a profunda cura interior e o amor-próprio.

É calmante, reconfortante e uma pedra excelente para casos de traumas e épocas de crise. Quando colocado na cama ou na área do relacionamento da casa, é tão eficiente em atrair amor e relacionamentos que muitas vezes é preciso recorrer a uma ametista para amenizar os seus efeitos. Em relacionamentos já existentes, restaura a confiança e a harmonia, estimulando o amor incondicional.

O quartzo rosa repele suavemente a energia negativa e a substitui por vibrações de amor. Fortalece a empatia e a sensibilidade, além de ajudar na aceitação de mudanças necessárias. Trata-se de um cristal excelente para as crises de meia-idade. 

Segure na mão para potencializar os efeitos de afirmações positivas. Promove a receptividade à beleza de todos os tipos. Ajuda na liberação de mágoas e emoções não expressas. Transmuta condicionamentos emocionais que não nos servem mais. Ameniza a dor interiorizada e cura o desânimo.  Estimula o perdão e a aceitação. Evoca a confiança e a valorização em relação a nós mesmos.

 

QUARTZO TRANSPARENTE

 

Elemento: Fogo, Água

Planeta: Sol, Lua

Divindade: Grande-Mãe

Carta do Tarô: O Xamã

Propriedades: Possui grandes propriedades curativas, sendo, inclusive, capar de harmonizar e alinhar todos os chakras. Age como purificador, transmissor e amplificador de energias aos seres humanos.

Pode ser programado para as mais diversas funções, pois possui as energias dos sete raios da luz condensados em sua luz branca. Emite campos de forças equilibradoras da natureza. Podem armazenar e concentrar energia, bloquear influência negativas ou excessivas. 

Incrementa o poder de transmissão telepática, aumenta a percepção meditativa e acelera a cura. Vitaliza e restaura a energia, equilibrando todo o corpo físico. Constitui em si mesmo um campo de luz que o autoprotege contra a negatividade. Também conhecido como Cristal de Quartzo e Cristal de Rocha.

 

QUARTZO VERDE

 

Propriedades: Abre e estabiliza o chakra do coração. Transmuta a energia negativa, inspira criatividade e equilibra o sistema endócrino. Pode ser usado para aliviar o stress, restaurar o equilíbrio emocional e ajudar a liberar o medo e a ansiedade, trazendo alegria e clareza.

Age como um estabilizador do tranco do emocional sobre o físico, segurando o impacto e amenizando os prejuízos da relação quando desiquilibrada. Seu chakra correspondente é o cardíaco, por isso conforta o coração, acalmando as emoções, promovendo uma sensação de equilíbrio e bem estar. É usado também para atrair sorte e dinheiro, além de saúde e bem-estar.

 

SODALITA

 

Elemento: Água

Profissão: Atores, Escritores, Estudantes

Planeta: Vênus

Propriedades: Ajuda a melhorar o equilíbrio emocional e traz às pessoas sensíveis mais autoconfiança, decisão e coragem. Elimina a confusão mental e a servidão intelectual. Estimula o pensamento racional, a objetividade, verdade e a percepção intuitiva, além da verbalização dos sentimentos.

Estimula a liberação de antigos condicionamentos e disposições mais rígidas. Ativa a capacidade de pensamento lógico. Inspira as capacidades artísticas e criadoras.  Ensina a examinar as metas depois que elas foram atingidas, ajudando a ter conclusões mais lógicas.

É útil para o trabalho em grupo, pois traz harmonia e solidariedade ao propósito. Estimula a confiança e o companheirismo entre os membros do grupo, encorajando a interdependência.

Do ponto de vista psicológico, traz equilíbrio emocional e acalma ataques de pânico.

Pode transformar uma personalidade defensiva e hipersensível, trazendo à tona medos, fobias, sentimentos de culpa e mecanismos de controle que impedem o usuário de ser quem realmente é. Aumenta a autoestima, a autoaceitação e a autoconfiança.

É um dos cristais que trazem à superfície qualidades da sombra para que sejam aceitas sem julgamento, ajudando a ser menos crítico sobre os modos de lidar com a existência.

Quando usada na meditação, estimula a glândula pineal, sendo uma despertadora da 3ª visão, preparando a mente para receber a visão interior e o conhecimento intuitivo. Facilita a limpeza do subconsciente, a pré-espiritualizadade, a elevação da consciência e espiritualiza as emoções.

Colocada debaixo do travesseiro, dissipa temores e sensações de culpa que deprimem o usuário. Equilibra as polaridades masculina e feminina, alivia o medo, acalma e clareia a mente. É também um cristal relacionado aos estudos.

No corpo físico, equilibra o metabolismo, corrige as deficiências de cálcio e purifica o sistema imunológico. Combate os efeitos nocivos da radiação e da insônia. Trata a garganta, as cordas vocais e a laringe, e ameniza a rouquidão e os problemas digestivos.

 

TANZANITA

 

Propriedades: Também conhecida como Zoisita Lavanda-Azulada, é um cristal com uma vibração extremamente elevada. Facilita estados alterados de consciência e favorece um profundo quadro meditativo. Muda de cor dependendo do ângulo pelo o qual é contemplado.

Esse cristal de cores mutantes facilita a elevação da consciência.  Liga o usuário aos reinos angélicos, aos guias espirituais e aos mestres ascencionados.

Traz informações dos registros akáshicos e facilita as viagens exteriores e astrais. Ativa a ligação dos chakras, desde os mais inferiores até o da coroa, estabelecendo uma ligação entre a mente superior e o plano físico. Estimulando o chakra da garganta, facilita a comunicação das informações recebidas de níveis superiores. 

No corpo físico, pode ser usada no tratamento de problemas da pele, no alinhamento da coluna e para ajudar a voltar de um estado comatoso.

 

TURMALINA NEGRA

 

Elemento: Terra

Planeta: Saturno

Carta do Tarô: O Bobo

Propriedades: Os gregos e egípcios antigos utilizavam a Turmalina Negra como pedra de autoconfiança, perseverança e resistência. Ela funciona como para-raios, protegendo da radiação dos telefones celulares, da neblina eletromagnética, dos ataques psíquicos, encantamentos e mau-olhado e combate energias negativas de todos os tipos.

Ligada ao chakra básico, ancora a energia e aumenta a vitalidade física, dispersando a tensão e o estresse.

Por eliminar pensamentos negativos, promove atitude descontraída e neutralidade objetiva, além de processos de pensamentos racionais e lúcidos. Estimula uma atitude positiva em qualquer circunstância, incentiva o altruísmo e a criatividade prática.

Na cura, colocada sobre o corpo com a ponta para fora, dispersa a energia negativa. Tem a peculiaridade de receber carga excessiva ao seu tamanho e estourar, espatifar ou esfarelar. Quando acontecer isso, deve ser devolvida à natureza.

É o mais benéfico dos cristais negros. Sua principal função é fazer a limpeza em todos os níveis. Dissipa os efeitos das energias negativas, traz calma e clareza de pensamentos e ajuda a eliminar as tensões.

Não absorve a energia negativa, mas a repele. Por esta razão sugere-se que as pessoas sempre tragam consigo uma Turmalina Negra para proteção.

Do ponto de vista psíquico, ensina como conservar-se radiante nas circunstâncias mais obscuras e como manter uma consciência espiritual vivendo em grandes cidades poluídas e cercadas de gente sem consciência. Torna mais reais os sonhos e os pensamentos abstratos.

 

 

 

FORMATOS DE CRISTAIS

ABUNDÂNCIA

O cristal da abundância consiste num longo cristal de quartzo cercado de muitos cristais menores encravados numa base. Sua função é atrair riqueza e abundância para a vida do seu portador.

 

AGLOMERADOS OU DRUSAS

São várias pontas de cristal incrustadas, que emitem energia positiva em todas as direções, funcionando como um energizador automático. É uma fantástica maneira de limpar cristais que foram usados. Para isso, basta colocá-los sobre a drusa e deixá-los por algum tempo.

 

ALMA GÊMEA (Gêmeo Tântrico)

Cristais alma gêmea são benéficos para todos os tipos de relacionamento. Quanto mais parecidos forem em tamanho, mais harmonioso será o relacionamento. Ajuda na manifestação do amor incondicional entre duas pessoas.

 

CRISTAL DE UMA PONTA

Quando a ponta está voltada para o corpo, o cristal canaliza energia para ele. Na posição contrária, o cristal retira energia do corpo.

 

ESTRATIFICADOS

Os cristais estratificados podem trabalhar em vários níveis energéticos ao mesmo tempo, pois distribuem a energia em suas várias camadas.

 

FANTASMA

É aquele cristal que parece conter uma imagem dentro de um cristal maior estratificado.

 

PIRÂMIDE

Os cristais nesse formato podem ser usados para absorver energias negativas e bloqueios dos chacras, substituindo-as por uma energia vibrante.

 

TERMINAÇÃO DUPLA

Os cristais de terminação dupla têm as pontas bem definidas dos dois lados. Assim, irradiam e absorvem energia simultaneamente.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA:

Sites:

http://www.curaeascensao.com.br

http://www.espacocristalino.com.br

http://www.cristaisdecurvelo.com.br

http://significado-das-pedras.blogspot.com.br

http://www.casadoscristais.com.br

http://www.docelimao.com.br

http://caminhodoscristais.blogspot.com.br

 

Livros:

QUELBERT,Safih. Os minerais na medicina humana & veterinária. 2 ed. Sâo Paulo: 2010.

CUNNINGHAM, Scott. Enciclopédia de cristais, pedras preciosas e metais. 3ed. São Paulo: Editora Gaia, 2005.

MEIER,Werner E.; STARK, Karl. Prevenções e cura com as pedras. 2ed. Rio de Janeiro: 2002.

HALL, Judy. A Bíblia dos Cristais: o guia definitivo dos cristais. São Paulo: Pensamento, 2008.

 

 

 

CNPJ: 22.255.940/0001-64 - Rua Espírito Santo 2720 - Loja 05 - Lourdes - Belo Horizonte - Minas Gerais
© Copyright 2017 | Misfit ::: naturalmente uma joia - Todos os direitos reservados